PEIXES
Características Gerais
- Apresentam esqueleto interno, com coluna vertebral e crânio.
- Possuem adaptações para a vida aquática.
- A pele é coberta por escamas (que são diferenciadas de acordo com a parte do corpo), que facilitam o deslizamento do corpo na água.
- Respiram por brânquias (certas espécies são chamamos “pulmonados”). As brânquias podem ser protegidas por uma espécie de “tampa” chamada opérculo.
- Podem ser herbívoros, carnívoros ou parasitas.
- Locomoção feita por nadadeiras, nomeadas de acordo com a localização no corpo: dorsal, caudal, anal, branquial e pélvica.
- Sistema nervoso: com cérebro, medula espinhal e nervos.
- Sistema sensorial: olhos desenvolvidos (sem pálpebras), bolsas olfativas, bolsas gustativas, membrana timpânica. As sensações táteis são percebidas pela linha lateral (conjunto de células especiais que percebem a movimentação da água).
- Sistema digestório: completo com boca e cloaca e glândulas anexas.
- Apresentam bexiga natatória, órgão hidrostático que permite a flutuação do peixe em diferentes níveis na água.
- Reprodução: varia de acordo com a espécie, podendo ser interna ou externa, formando larvas denominadas alevinos ou ainda ter desenvolvimento direto.
Classificação dos Peixes
Os peixes são classificados em:
- Condrictes: são peixes cujo esqueleto é de cartilagem, não apresentam opérculo, boca ventral, escamas placóides, fecundação interna. Ex: tubarão, cação, etc.
- Osteíctes: peixes que apresentam esqueleto ósseo, brânquias protegidas por opérculo, boca frontal, escamas ctnóides e ciclóides, fecundação externa e formação de larvas alevinos. Ex: garoupa, dourado, peixe-palhaço, etc.
ANFÍBIOS
Características Gerais
- São animais de transição entre o meio terrestre e aquático.
- São ectotérmicos, ou seja, a temperatura do corpo depende da temperatura externa.
- A pele é cheia de glândulas e ricamente vascularizada, o que a mantém úmida.
- Apresentam algumas adaptações à vida terrestre, como olhos com pálpebras e glândulas lacrimais, além de pele úmida, no entanto ainda dependem da água para seu desenvolvimento e reprodução.
- Possuem glândulas de veneno, mas não são peçonhentos.
- Sofrem metamorfose.
- Sistema nervoso: completo.
- Sistema sensorial: olhos desenvolvidos (com pálpebras), narinas, língua pegajosa presa no “assoalho” da boca, membranas interdigitais e discos adesivos na ponta dos dedos.
- Sistema digestório: completo com boca e cloaca e glândulas anexas.
- Sistema respiratório: varia de acordo com cada etapa de vida. Quando são girinos a respiração é branquial e quando adultos é cutânea e pulmonar.
- Sistema circulatório: fechado e o coração tem três cavidades, dois átrios e um ventrículo, portanto ocorre mistura de sangue venoso e arterial.
- Reprodução: ocorre dimorfismo sexual, fecundação externa, formação de ovos sem casca e metamorfose.
Classificação dos Anfíbios
Os anfíbios são classificados em:
- Anuros: com quatro patas, sem cauda . Ex: sapos, rãs e pererecas.
- Urodelos: com quatro patas e cauda. Ex: salamandra.
- Ápodes: corpo alongado, aparentemente segmentado e não possuem patas.
RÉPTEIS
Características Gerais
- São animais completamente adaptados ao meio terrestre.
- São ectotérmicos, ou seja, a temperatura do corpo depende da temperatura externa.
- A pele é recoberta por escamas, placas e carapaças, cuja função é evitar o ressecamento da pele. Não apresentam glândulas.
- Tem o hábito de rastejar, daí o nome do grupo.
- Podem possuir glândulas de veneno, e podem ser peçonhentos.
- Apresentam hábitos alimentares variados.
- Sistema nervoso: completo.
- Sistema sensorial: olhos desenvolvidos (com pálpebras), narinas, fosseta loreal, membrana timpânica (mas não orelha externa).
- Sistema digestório: completo com boca e cloaca e glândulas anexas.
- Sistema respiratório: pulmonar com alvéolos.
- Sistema circulatório: fechado e o coração tem três cavidades, dois átrios e um ventrículo quase completamente separado.
- Reprodução: ocorre dimorfismo sexual, fecundação interna, formação de ovos com casca e muita reserva nutritiva e sem metamorfose. Algumas espécies são vivíparas.
Classificação dos Répteis
Os répteis são classificados em:
- Quelônios: apresentam carapaça e plastão ventral, bico córneo. Ex: jabuti, cágado e tartaruga.
- Crocodilianos: tem dentes afiados, predadores, tem placas córneas. Ex: jacarés e crocodilos.
- Rincocéfalos: tem placas pontiagudas e existe uma única espécie. Ex: tuatara.
- Escamados: apresentam o corpo coberto por escamas e dividem-se em ofídios (cobras) e lacertílios (lagartos).
Diferenças entre cobras peçonhentas e não peçonhentas:
Cobras peçonhentas | Cobras não-peçonhentas |
Cabeça triangular, achatada e bem destacada | Cabeça estreita, longa e pouco destacada |
Olhos com pupila vertical | Olhos com pupila arredondada |
Apresentam fosseta loreal | Não apresentam fosseta loreal |
Escamas alongadas. Imbricadas e carenadas | Lisas, aspecto liso e sem carena. |
Cauda que se afila bruscamente | Cauda que se afila suavemente |
Atacam quando perseguidas | Fogem quando perseguidas |
Hábitos noturnos | Hábitos diurnos |
Movimentos rápidos | Movimentos lentos |
São ovovivíparas | São ovíparas |
AVES
Características Gerais
- São animais adaptados ao hábito do vôo.
- São endotérmicos, ou seja, a temperatura do corpo é constante, em torno de 42ºC.
- A pele é recoberta por penas, que mantém a temperatura e facilitam o hábito de voar.
- Seus membros anteriores são transformados em asas.
- Possuem apenas uma glândula - uropigeana.
- Apresentam ossos pneumáticos (ou ocos) e pulmões com sacos aéreos, que diminuem o peso do corpo.
- Não possuem bexiga urinária. Sua urina é concentrada em rica em ácido úrico.
- O osso esterno em forma de quilha.
- Sistema digestório: completo com boca e cloaca e glândulas anexas. A boca não tem dentes.
- Para substituir os dentes existe a moela, órgão que faz trituração. Eles engolem pedrinhas que ficam no papo e ajudam a amassar o alimento.
- Sistema circulatório: fechado e o coração tem quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos.
- Reprodução: com dimorfismo sexual, fecundação externa, ovos com casca e substâncias nutritivas e poros microscópicos, que permitem a passagem do ar.
- Os bicos e garras são adaptados ao tipo de alimentação da ave.
MAMÍFEROS
Características Gerais
- São animais cujas fêmeas apresentam glândulas mamárias, que alimentam os filhotes.
- São endotérmicos.
- A pele é recoberta por pelos, que podem ser distribuídos de maneira diversa pelo corpo dos animais.
- Seus membros são adaptados ao modo de vida, podendo ser transformados em asas, nadadeiras, patas ou braços.
- Além das glândulas mamárias, também possuem diversas outras glândulas no corpo.
- São seres que cuidam da prole.
- Fecundação interna e são seres vivíparos.
- O desenvolvimento ocorre dentro do útero materno. A placenta é a estrutura responsável pela nutrição do embrião. A ligação é feita pelo cordão umbilical.
- Sistema nervoso: completo e bem desenvolvido.
- Alguns são ovíparos, marsupiais e a maioria placentários.
- Podem habitar o ambiente aquático, terrestre ou aéreo.
- Sistema circulatório: fechado, e o coração tem quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos.
- Sistema sensorial: geralmente bem desenvolvido.
- Respiração por pulmões.
me ajudou bastante
ResponderExcluirmuito bom esse blog :) me ajudou bastante
ResponderExcluirinteresante bom para estudar
ResponderExcluirO SITE É MUITO ELABORADO BEM FACIL DE ENTENDER. :D
ResponderExcluiresse site me ajudou muito! *!*
ResponderExcluiradorei esse sinte porque ele ensina avida animal eate mesmo ensina os ossos e os exenplos que mostra
ResponderExcluirbom eu adorrrrrrreeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiii esse sinte tanbem e legal
ResponderExcluirMuito boa a explicação, porém fiquei com dúvida se as cobras peçonhentas são rápidas e ágeis ou lentas e vagarosas e vice-versa, pois não foi bem definido! e faltou alguns exemplos de mamíferos.. fora isso ficou ótimo!
ResponderExcluirmuito obrigada você me ajudou, a compreender tudo que eu tinha intendido na explicação da professora e através disso me ajudou no meu trabalho e na minha prova. Continue fazendo matérias no seu site. Para nós ajudar mais uma vés.
ResponderExcluirMeus parabéns por você saber tudo isso, e por ser professora por que sem vocês como nós alunos iriamos saber tudo, e por fazer a faculdade para se formar e ser professora.
Att. Uma aluna do colégio adventista da lapa 7anoC (Tarde).